Abaixo se encontra as dúvidas frequentes da maioria dos pacientes.

LEIA E TIRE SUAS DÚVIDAS!


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1) Quais as principais doenças que levam o paciente a ter que realizar Transplante de Córnea?
Ceratocone ou análogos,Ceratopatia Bolhosa, Distrofias (Granular, Lattice, Macular), Fuchs,  Opacidade cicatricias, Queimadura, Rejeição, etc.

Diagnósticos Agravantes para Priorização de Transplante:
Herpes Simplex, Olho Perfurado, Descementocele, Úlcera de córnea sem resposta ao tratamento, Idade inferior a 7 anos e opacidade corneana bilateral, Retransplante após Falência Primária do Enxerto, Tracoma IV.

Existem outros diagnósticos que podem ser indicações para Transplante, mas somente com a Avaliação de um Oftalmologista o paciente poderá saber mais detalhes, portanto, procure um Médico para maiores esclarecimentos.

 

 

2) O Hospital Oftalmlógico de Sorocaba realiza atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Âmbito Nacional?
Sim! Somente os casos com indicação para Transplante de Córnea.

 

 

3) Como devo fazer para cadastrar-me no Hospital Oftalmológico de Sorocaba para uma Avaliação de Transplante de Córnea pelo Sistema Único de Saúde (SUS)?

Acesse o link: http://www.hosbos.com.br/hos/transplante/transplante.php
Preencha sua ficha de inscrição para Avaliação de Transplante de Córnea (opção SUS);
O HOS fará contato com o (a) paciente, para agendar sua Avaliação no prazo determinado em seu comprovante de inscrição.
Para as avaliações SUS,o candidato deverá providenciar um Laudo Médico, com a indicação para  Transplante de Córnea e trazer na data de sua avaliação.

 

 

4) Como devo fazer para cadastrar-me no Hospital Oftalmológico de Sorocaba para uma Avaliação de Transplante de Córnea pelo Convênio ou Particular?

Verifique a lista de Convênios Credenciados no HOS através do site: www.hosbos.com.br
Caso o seu Convênio seja Credenciado, você terá 2 opções:
a) Entrar em contato pelo telefone (15) 3212-7000 e agendar sua consulta, pois não há fila de espera para CONSULTA/AVALIAÇÃO.
b)Acesse o linkhttp://www.hosbos.com.br/hos/transplante/transplante.php 
Preencha sua ficha de inscrição para Avaliação de Transplante de Córnea (opção Convênio/ Particular), pois nossa Central de Agendamento estará entrando em contato para efetuar o agendamento da Avaliação.

 

 

5) Caso haja a necessidade do meu tratamento ser transferido para o Sistema Único de Saúde (SUS), como devo proceder?

O paciente deverá seguir todas as instruções do ítem nº3.

 

 

6) Quais os documentos devo levar na data da minha avaliação?

O paciente deverá comparecer munido dos seguintes documentos:
Documento de identidade (RG);
Cadastro de Pessoa Física (CPF); em casos de paciente menor, o representante legal, se possível, deverá  providênciar o CPF do menor;
Cartão Nacional de Saúde – Cartão SUS (para os pacientes de avaliação SUS);
Laudo Médico com indicação para Transplante de Córnea (exigido nos casos de Avaliações SUS);
Carteirinha do Convênio, Guia Autorizada ou Senha para Atendimento (para os pacientes de avaliação Convênio).

 

7) Quais exames devo levar no dia da minha avaliação?

Os pacientes que tiverem resultados recentes de exames (até 6 meses), poderá trazê-los  no dia da avaliação, seguem alguns exames:
Topografia,Ultrassonografia, Biometria, Paquimetria, Microscopia Especular, entre outros, etc.
Para os pacientes que não tiverem estes exames em mãos, não se preocupem, pois os mesmos serão solicitados e realizados na data da avaliação, de acordo com a disponibilidade das agendas.

 

 

8) Devo levar os exames laboratoriais “Pré-Operatório” no dia da consulta?

Se possível, sim! O paciente deve procurar um médico na Cidade de Origem, e solicitar seus exames Pré-Operatórios para trazer no dia da Avaliação.

 

 

9) Quais são  exames laboratoriais, ou seja, o Pré-Operatório
 
O Médico da cidade de origem, estará indicando quais são os exames necessários, de acordo com a necessidade de cada paciente. É importante que o paciente traga seus exames Pré-Operatórios no dia da avaliação, para agilizar o agendamento do Transplante de Córnea.

 

 

10) Após a consulta eu tenho que aguardar na fila de transplante mesmo meu tratamento sendo Particular ou Convênio?
Sim! A fila de Transplante é única, independente do médodo de tratamento escolhido pelo receptor.

 

 

11) Qual o tempo de espera da fila para Transplante de Córnea no Hospital Oftalmológico de Sorocaba?
O tempo de espera pode variar de 30 a 60 dias.

 

 

12) Posso inscrever-me na fila de espera do Banco de Olhos de Sorocaba, estando inscrito (a) em outra fila para transplante? Isto fará com que eu possa operar mais rápido?

Sim! Na data da consulta no Hospital Oftalmológico de Sorocaba, o paciente solicitará por escrito uma transferência de fila, podendo operar antes do prazo acima descrito (30 a 60 dias).
Este processo é devido porque de acordo com as normas legais, e para efeitos de distribuição de tecidos, considera-se à data da inscrição já existente em outra Cidade ou Estado, sendo assim, o receptor após solicitar sua transferência (por escrito), terá sua posição recalculada na fila de transplante e conseqüentemente a liberação da córnea.

 

 

13) Como devo fazer para  acompanhar minha posição na Fila de Transplante, tendo em vista, já ter passado pela Avaliação no HOS?

Somente terá o número do RGCT para acompanhar a posição na fila os pacientes que após a consulta estiverem com os exames Pré-Operatórios em mãos, ou seja, os receptores que realmente estão aptos para transplantar.
O receptor que tiver alguma pendência relacionada a falta de exames, falta de condições clínicas, entre outros, deverá comunicar o Setor de Transplante assim que solucionada a pendência, para que assim possa obter o número do Registro da Geral Central Transplante - RGCT.

 

 

14) Caso minha córnea seja liberada, e eu não possa transplantar por algum motivo, eu perco a posição / inscrição na fila de transplante?

Não! Desde que, o receptor não tenha excedido o limite de Status (até 30 dias).
Se o Status do receptor exceder tempo > 30 dias, o paciente será Removido da fila de Transplante.
Clique aqui, e veja a Nota Técnica divulgada pela Secretaria do Estado da Saúde – Central de Transplante de São Paulo, onde dispõe sobre o limite máximo para Status na fila de transplante.

 

Em caso de dúvidas entre em contato com o Setor de Transplante:
duvidastransplantes@hosbos.com.br
Assunto: Transplante de Córnea
Telefone: 0800-7703310

 

 


 

 

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